ELEMENTOS PÓS-TEXTUAIS
REFERÊNCIAS
Precisa ser construída, após a conclusão do texto, uma lista completa de fontes utilizadas para a elaboração do trabalho. Para monografias, faz-se uma lista à parte, com o título BIBLIOGRAFIA em negrito, centralizado e localizado à cinco centímetros da borda assim como os demais títulos do trabalho. As referências virão organizadas em ordem alfabéticas.
Pode ser criada, dentro do espaço das referências uma divisão conforme o tipo de material: livros, capítulos de livros, periódicos, artigos de periódicos, documentos eletrônicos e fontes documentais, documentos audiovisuais, nesta ordem. Para esquemas, resumos, sínteses, resenhas, a referência do texto estudado deverá vir no topo da página, antes do texto, elaborado sobre ele, esta forma é considerada obrigatória pela NBR 6028:2003. Para Papers e artigos científicos, a lista de Referências, Bibliográficas, ou seja, onde devem constar somente os textos citados no corpo do trabalho, deve vir logo após o texto, separada por duas linhas e não em folha à parte.
GLOSSÁRIO
Deve aparecer somente quando a monografia, tiver termos técnicos que necessitem de esclarecimentos maiores para o entendimento do texto pelo leitor.
APÊNDICES E ANEXOS
Os apêndices e anexos do trabalho constituem uma seção especial do trabalho. Os apêndices têm por objetivo complementar o raciocínio do autor sem prejudicar a explanação ou o discurso no núcleo do trabalho.
Os anexos são constituídos de documentos, nem sempre elaborados pelo autor, que complementam o objetivo da comunicação, fundamentando a argumentação. Todos os dois são marcados por letras maiúsculas do alfabeto e dispensa-se o uso de uma página com a palavra ANEXO ou APÊNDICE.
ÍNDICE
O índice aparece em trabalhos de maior porte como teses, ou enciclopédias. Refere-se a uma lista de nomes com a indicação da(s) página(s) onde pode(m) ser localizado(s) mais facilmente no texto.