ELEMENTOS TEXTUAIS
O trabalho de monografia constitui-se de três partes:
1. INTRODUÇÃO.
2. DESENVOLVIMENTO.
3. CONCLUSÃO.
Textos com menos de 20 páginas não deve ser dividido em capítulos.
É necessário seguir uma linha de raciocínio por todo o trabalho, assim como na organização das divisões e subdivisões.
A INTRODUÇÃO
Apresenta os objetivos e as intenções do pesquisador na elaboração de sua pesquisa, enfocando:
· Tema,
· Problema,
· Alcance,
· Implicações,
· Limites e procedimentos adotados para o desenvolvimento do tema,
Isso precisa ser feito de maneira não muito aprofundada, tratando exclusivamente do viés da pesquisa, sem antecipar resultados e muito menos conclusões.
A INTRODUÇÃO
Última parte do trabalho a ser construída. É fundamental que estejam claros na introdução alguns itens:
· Definição do assunto,
· Delimitação do tema,
· Situação do tema no tempo e no espaço,
· Demonstração da importância do tema,
· Justificação da escolha do tema,
· Indicação da metodologia.
O Desenvolvimento é na verdade o desenrolar do trabalho apresentado na introdução. Nessa parte, apresenta tantos capítulos, seções ou subseções quantos forem necessários, para descrever e melhor esclarecer as informações e procedimentos que compõem o trabalho, buscando não perder a unidade lógica determinada pela estrutura do discurso.
CONCLUSÃO ou CONSIDERAÇÕES FINAIS
Apresenta-se aqui o resumo do trabalho, onde são destacadas as soluções do problema proposto para o estudo. Se expressa o ponto de vista do pesquisador sobre resultados obtidos, conclusões parciais, além de focar propostas e sugestões referentes aos dados coletados e discutidos. É aceitável o uso da primeira pessoa do plural, ou uso da terceira pessoa, desde que haja uma unidade no texto.
ILUSTRAÇÕES, TABELAS E GRÁFICOS
As Ilustrações – compreendem:
1. Gráficos;
2. Fórmulas;
3. Lâminas;
4. Figuras: desenhos, gravuras, mapas, fotografias; ou outras formas pictográficas.
Figura – palavra estabelecida pela NBR 6029 para qualquer ilustração, todas, precisam ser identificadas no texto com seu número de ordem de ocorrência, em algarismo arábico e de seu respectivo título e/ou legenda explicativa, impressos na parte inferior. Os gráficos, quadros, tabelas, ilustrações devem estar próximos ao lugar em que são mencionados no texto.
Os dados numéricos, quando compreendem valores comparativos, apresentam-se em forma de quadro, de maneira que o leitor possa compreender sem que seja necessário recorrer ao texto, da mesma forma que o texto deve prescindir das tabelas para sua compreensão. Tabelas só são assim denominadas quando nelas constarem dados estatísticos, conforme IBGE.
ABREVIAÇÕES, SIGLAS, SÍMBOLOS
Quando for necessário o uso de abreviatura, a primeira vez que ela aparecer na pesquisa precisa vir entre parênteses e precedida do respectivo nome por extenso e, a seguir, pode ser utilizada normalmente por todo o texto. A lista das abreviaturas e/ou siglas utilizadas deverá ser organizada alfabeticamente.